Agora tem o blog do Café Business!


Olá pessoal! Estamos inovando nosso trabalho, afim de que continue sendo recomendado para os interessados em realizar seus eventos. Vamos trazendo novidades esse ano, como o próprio Blog e aumentando nosso leque de opções de café e alimentação para eventos. Além das opções tradicionais que nossos clientes já conhecem, agora poderão contar com a escolha de seu próprio menu.
Você também poderá postar suas opiniões, idéias para seu evento e trocarmos "figurinhas", como uma receita nova que você quer ver acontecer além de dicas que podem abrilhantar seu evento de negócio. A finalidade é interagir e satisfazer como produto final. .

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Cozinha Mágica


Muita gente pode achar esquisito esse título "COZINHA MÁGICA". Na verdade a magia está muito mais para a criatividade inusitada do que formulas culinárias da vovó, repassadas à sua genealogia. As transformações que cascas de legumes, talos de verduras e bagaços de frutas podem fazer para enriquecer a sua dieta diária, torna-se verdadeiramente o espetáculo de magia saudável. Num desses desafios, aprendi com a minha amiga e Chef de Cozinha Sueli Venâncio, que o aproveitamento de talos promove uma riqueza inigualável na confecção de pratos. Além de saudável, a adoção do aproveitamento de cascas reduz o custo substancial em fichas técnicas de alguns pratos e nada comprometem sabores e qualidade. Um ponto alto dessa magia, "a mestre e maga" Sueli ensina: __Retire as sementes da abóbora que normalmente descartamos, limpe-as, coloque numa assadeira em forno com aquecimento baixo e deixe tostar rapidamente. O sabor é semelhante ao amendoim e inteiros ou triturados, pode muito bem substituir a amêndoa em infindáveis pratos doces e salgados. Ela ainda complementa: __Não ignore os talos de cheiro-verde e coentro, bem igienizados, eles agregam no sabor diferenciado como tempero. Os talos de agrião infelizmente são os mais desprezados, mas sua salada é uma das mais ricas e saborosas, basta cortá-los bem pequenos para compor em outras sadadas de verduras e legumes.
Eu contribuo também com minha prática. Quando iniciei a carreira administrativa em Hotel, eu lutava para reduzir o custo do café da manhã incluso na diária. Veio então minha primeira idéia. Reaproveitar sobras de algumas frutas e transforma-las em geléias. Mas, na época fui mais além e deixo aqui:__Ao preparar suco de abacaxi e coar, reserve o bagaço que sempre fica no fundo da peneira ou coador e conserve na geladeira. Vá juntando até formar uma quantidade o suficiente para encher um vidro de 500g. Para essa proporção, coloque a polpa numa panela, acrescente 250g de açúcar, cozinhe em fogo baixo ao ponto de geléia e adicione cravo da índia. Pronto! Sua geléia de abacaxi perfeita está pronta. Imagine, você iria jogar isso fora...
A gastronomia tem várias vertentes e essa é uma delas. O reaproveitamento de alimentos também chama a atenção da economia doméstica para uma consciência social. Vivemos num mundo de muitas diferenças, onde os excessos e a fartura com desperdício de uns, pode comprometer a sobrevivência de outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, dê ideias e entre em contato.